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Os principais tipos de amortecedores

Amortecedor hidráulico
O amortecedor hidráulico é o convencional e é muito utilizado em caminhões, ônibus e carros mais populares, sendo muito presente no mercado automobilístico. Ele foi adotado como um dos primeiros amortecedores e é composto por um conjunto de dois tubos distintos.
O sistema do modelo hidráulico é formado por óleo lubrificante e ar. Esses elementos ficam separados em um reservatório específico dentro do pistão. O óleo é resistente a altas temperaturas e pressões, proporcionando uma capacidade efetiva de amortecimento.
Mas, alguns cuidados são necessários em veículos que possuem esses amortecedores - o óleo fluido encontra-se em um reservatório, enquanto o gás oxigênio fica na câmara de trabalho do pistão. No entanto, se o sistema ficar muito sobrecarregado devido ao uso intenso, pode acarretar um problema chamado de aeração.
Quando esse sistema trabalha de maneira exagerada ou em alta velocidade, os movimentos de abertura e fechamento tornam-se acelerados, fazendo com que o óleo se misture com o ar, criando bolhas e diminuindo a eficácia dos amortecedores hidráulicos.
Essa composição explica porque o modelo é o mais acessível e comum, é preciso estudá-lo e usá-lo com precaução.

Amortecedor pressurizado
O amortecedor pressurizado pode ser entendido como uma evolução do convencional, mas ainda funciona com dois tubos distintos, da mesma forma. Em um deles, assim como o hidráulico, fica o óleo, mas, no outro compartimento, ao invés de oxigênio, vai o gás nitrogênio pressurizado.
Diferente do amortecedor anterior, com este aqui, é possível viajar em alta velocidade ou utilizar o sistema de maneira mais intensa, sem se preocupar com a mistura de ambos os elementos. O nitrogênio força o óleo para a câmara de amortecimento, assegurando um desempenho eficiente.
Sua vantagens são uma vida útil maior do componente, pois não há riscos de aeração ou oxidação e maior resistência aos movimentos, melhorando ainda mais a estabilidade na direção e o contato dos pneus com as pistas de maneira constante. O amortecedor pressurizado mostra melhores resultados quanto à eficiência em pisos irregulares, lombadas e curvas acentuadas, garantindo mais conforto.

Amortecedor eletrônico
O sistema de amortecedores eletrônicos é desenvolvido com alta tecnologia e tem como um de seus maiores diferenciais o controle individual em cada uma das rodas. Essa característica permite que ele mantenha o contato dos pneus com o chão uniforme, independente se estiver passando por curvas ou direções mais bruscas.
Ele funciona por meio de comandos eletrônicos, como o próprio nome diz, e consegue seguir uma adaptação de acordo com as condições do veículo em questão. Por sua tecnologia, as ações conseguem regular a quantidade de amortecimento necessária para cada eixo, garantindo uma estabilidade ainda maior
Sua manutenção é um pouco mais cara em comparação a outros modelos, mas entrega mais segurança e conforto para os motoristas e passageiros.